Quando você se matriculou, seu desejo foi passar de classe, certo? Mas às vezes, esse desejo por si só, não basta. Precisas de algumas sugestões afim de terminar o ano letivo em grande. Por isso, alistei abaixo, 10 dicas que te vão ajudar a passar de classe!
1. Faça um programa
Com o horário escolar, bem pertinho de ti, segure numa folha, um lápis e uma régua. Escreve nela todos os dias da semana e os três períodos. A seguir pense no teu período de aulas e então, crie algumas linhas e colunas. Preencha-os com as disciplinas que irás estudar e a hora. Dê mais ênfase as disciplinas de opção.
PS: Ter um bom programa por si só não é suficiente. É necessário cumpri-lo. Se programares estudar Geografia na segunda-feira a tarde, faça-o mesmo, Esse esforço durante 9 meses, irá ajuda-lo a ter notas excelentes e a passar de classe.
2. Não acumule matéria
Vença a preguiça, nada de assistir aula na segunda-feira e revisar a matéria apenas no domingo. As pessoas que fazem isso, geralmente não têm bom desempenho. Quando assistimos a uma aula, mesmo sem ler a matéria, já temos parte da explicação do professor na mente. Então, estuda-la depois de algumas horas irá ajudar-nos a nos lembrarmos da matéria com mais facilidade. É assim que os estudantes brilhantes fazem. Estude as matérias o mais rápido possível.
Outra vantagem disso, é que se não acumular matéria, terá sempre bons resultados nas avaliações, uma vez que elas são diárias e contribuem bastante para passar de classe.
3. Estabeleça objetivos
Aqueles que não estabelecem alvos, mesmo quando fazem coisas extraordinárias, não dão importância, apenas as outras se impressionam. Por isso, pergunte-se que benefícios terei se eu passar de classe este ano? Como isso afetará a mim e aos meus parentes? O que farei afim de ter bons resultados em cada trimestre? O que me impede de estar entre os melhores da turma? Estas perguntas irão ajudá-lo a estabelecer objetivos.
4. Seja humilde
A humildade não é sinal de fraqueza como alguns consideram. Só os fortes conhecem-se melhor, por isso, admita que não sabes tudo e sempre precisarás da ajuda dos outros. Quando não entenderes determinada matéria, busque ajuda dos teus colegas e especialmente do professor. Se não tiveres saldo, envia-lhe uma mensagem “liga só” e ele ligará para ti.
5. Tenha o contato do teu professor
Não abuse disso! Liga apenas durante o dia ou no mais tardar até as 20 horas. Nada de ligar para ele ou ela as 21 ou 23. A esta hora, ele está a cuidar de assuntos pessoais ou familiares ou já terá adormecido.
Ao ligar, seja objetivo. Antes disso, escreve a dúvida que tem para levar menos tempo.
PS: Use este recurso somente depois de várias tentativas de entender a matéria sozinho ou em grupo, sem resultados satisfatório.
6. Conheça os melhores da turma
Quando o professor não estiver disponível para ajuda-lo a entender determinada matéria, os teus colegas com bom desempenho, poderão faze-lo, só e somente se pedires a ajuda deles. Então chega de te preocupares só contigo mesmo. Não odeie os melhores da turma. Siga apenas estas dicas e estarás entre eles, certo?
7. Faça todas as tarefas
A maioria dos alunos detesta tarefa para casa. Procure entender os objetivos do professor ao mandar uma tarefa. Saiba que não é para o benefício dele, mas sim, para o teu. Por meio dela, o professor irá perceber se a turma entendeu a matéria ou não e pensar em maneiras de ajudá-la a melhorar. Alguns professores avaliam os alunos que fazem todos os trabalhos de casa e atribuem algum valor nas suas cadernetas, o que leva estes alunos a terem notas equilibradas nas avaliações.
PS: A maior parte dos alunos que aceita esta dica, passa de classe e tem boa relação com os professores.
8. Pense na tua reputação
Um aluno que sempre tira ZERO, DUQUE OU QUINA nas avaliações, é considerado como alguém anormal. Que tem problemas mentais ou não está interessado em se formar ou que está a viver momentos difíceis na sua vida. As pessoas falam mal dele e dos seus pais. Alguns deles quando procuram emprego e são admitidos, a maioria fala mal das entidades empregadoras.
Por outro lado, alunos com bom desempenho, muitas vezes fazem dinheiro com facilidade. Algumas pessoas assim, não procuram emprego. Recebem propostas a partir das suas próprias casas. Isso aumenta a autoestima!
9. Diversão equilibrada
ZAP e DStv, Facebook e outras redes sócias, têm levado muitos alunos a perderem o foco. Alguns não dormem por serem viciados em filmes, telenovelas. Alguns curtem Bodas rijos durante o final de semana e não conseguem preparar a mente para as aulas de segunda-feira.
Tudo por excesso faz mal, diz o velho ditado. Por isso, divirta-se com equilíbrio. Não gaste cinco horas com diversão durante os dias úteis da semana. Nada de ir à escola ressacado ou quibonzado, certo?
10. Não fique acomodado
Alunos com uma condição financeira equilibrada, tendem a ficar relaxados, achando que não precisam dar o seu melhor porque no final do ano irão subornar o professor. Outros por serem amigos ou namoradas de determinados professores da escola onde estudam, vizinhos ou parentes. Alguns até conseguem, mas muitos já usaram a famosa frase: se eu soubesse!