A sua escola de Geografia Online

A COSTA ANGOLANA - MORFOLOGIA


Litoral é um termo que designa a faixa de terra junto à costa marítima que engloba cerca de 50 km para o interior, dependendo da legislação de cada país. O termo é um adjetivo usado para referir aquilo que diz respeito à beira-mar, é utilizada ainda muitas vezes em contraponto à palavra interior. (Wikipédia, 2018)

O litoral pode ser composto das mais diferentes paisagens. Um mesmo país pode apresentar grande variação litorânea de acordo com as características geográficas de relevo e hidrográficas da região. (Wikipédia, 2018)

Em geografia, a costa ou orla é a linha que separa o mar da terra, tal como é indicado nos mapas. Corresponde ao limite entre o oceano e o continente (definida pelo alcance da maré alta). O termo "costa" é muito específico, sendo somente usada para descrever as regiões do continente ou de uma ilha que se limitam com o oceano, ou seus tributários de água salgada (mares, golfos, baía, praia, dunas). (Wikipédia, 2018)

Há dois tipos, tipos principais de costa: baixa (praia) e alta (arriba).
Costa baixa: a linha de costa insere-se num relevo com baixa altitude, geralmente plano (praia).

Costa alta: a linha de costa insere-se num relevo alto. Apresenta uma vertente inclinada directamente para o mar (arriba). Está associada a locais com rochas relativamente duras e por isso de difícil erosão. (Geografia7.com, 2018)

As áreas costeiras possuem características muito próprias, porque a massa de água dos oceanos e mares, em constante movimento, actuam sobre a faixa de terra do litoral, e alteram constantemente a sua morfologia. (Sabino, 2005)
Em Angola, ocorrem frequentemente, dois tipos de costa: a arriba e a praia.  (Sabino, 2005).

Durante os seus 1 650 km de litoral, a costa angolana, não possui acidentes costeiros pronunciados. Do ponto de vista morfológico – evolutivo, é caracterizada pela presença de costas altas e rochosas, alternadas por costas baixas e arenosas. Entretanto, observam-se várias zonas com características próprias. Entre as quais temos:
  • Do litoral de Cabinda até à foz do rio Chiloango, a costa é baixa e arenosa;
  • A foz do rio Chiloango e a do rio Zaire, possuem costa rochosa e elevada;
  • A foz do rio Zaire, a sul da foz do Kwanza, costa apresenta arribas alternando com costa arenosa e baixa;
  • A sul da foz do Kwanza até a Baía Farta, a costa é formada por arribas argilosas de pequena altura;
  • Da Baía Farta até ao Namibe, a costa é elevada, e corresponde à zona em que a planície litoral é menos extensa;
  • Do Namibe até a foz do rio Kunene, a costa e baixa, arenosa e com dunas.  (Sabino, 2005)


Share:

O RELEVO - CARACTERÍSTICAS

O relevo consiste nas formas da superfície do planeta, podendo ser influenciado por agentes internos e externos. Ou seja, é o conjunto da...